A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fez um convite especial aos líderes da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol-CEAF, Weden Cardoso Gomes e Reginaldo Vasconcelos Noronha, juntamente com o árbitro Rafael Ramos Tourinho, para participarem do Curso de Homologação para Árbitro de Vídeo (VAR) e Quality Manager (Gerente de Qualidade).
O presidente da Federação Amazonense de Futebol-FAF, Ednailson Rozenha, destaca a importância da qualificação dos árbitros locais, visando elevar o padrão do futebol na região e restabelecer a confiança no esporte.
“Estamos no rumo certo. O convite da CBF aos nossos profissionais é uma resposta positiva dos trabalhos que estamos desenvolvendo, junto com os árbitros e árbitras do quadro. Temos uma árbitra amazonense FIFA, a Anne Kesy Gomes de Sá, e o nosso objetivo é que outros profissionais alcancem esse patamar. Com uma arbitragem mais qualificada, os campeonatos terão mais credibilidade. Esse é um dos principais objetivos da nossa gestão”, afirmou.
Curso de Homologação (VAR e Quality Manager):
Os cursos, realizados no Rio de Janeiro-RJ de 22 de janeiro a 2 de fevereiro, acontecem no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), Clube de Aeronáutica (CAER) e auditórios do hotel de hospedagem.
O primeiro curso, representado por Rafael Ramos Tourinho, visa capacitar árbitros destacados na Série C e D do Campeonato Brasileiro de 2023 para atuar com a ferramenta VAR, seja no campo ou na cabine. O segundo, com a participação de Weden Cardoso Gomes e Reginaldo Vasconcelos Noronha, tem como objetivo preparar os oficiais para gerir toda a tecnologia VAR na cabine.