DESTAQUE ESPORTE

Jovem tenista brasileiro derrota número 36 do mundo no Rio Open

João Fonseca, de apenas 17 anos, realizou um feito histórico ao derrotar o francês Arthur Fils, atual número 36 do mundo, durante as oitavas de final do Rio Open, realizadas na quarta-feira (21/2).

Fonseca, campeão juvenil do US Open em 2023 e atualmente classificado como número 655 no ranking da ATP, surpreendeu ao conquistar o primeiro set por 6-0, aplicando um “pneu” ao seu oponente – termo utilizado quando um tenista vence por 6 games a 0.

No segundo set, o jovem estreante brasileiro assegurou sua vitória com um placar de 6-4 sobre o jogador francês de 19 anos, garantindo assim sua vaga nas quartas de final, onde enfrentará o chileno Cristian Garin, atualmente classificado como número 88 do mundo, em uma data ainda a ser confirmada.

Esta é a primeira vitória de João Fonseca no ATP Tour para profissionais. O confronto ocorreu na quadra Guga Kuerten, no Jockey Clube, Zona Sul do Rio de Janeiro. Em setembro do ano passado, Fonseca conquistou o título juvenil do US Open em Nova York, ascendendo ao topo do ranking na categoria.