Manaus, escolhida como a “Cidade Sul-Americana do Desporto” de 2024, receberá oficialmente o título e a bandeira que simboliza essa distinção. Sob a organização conjunta da Prefeitura de Manaus, através do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), e da Fundação Manaus Esporte (FME), a celebração está marcada para os dias 22, 23 e 24 de fevereiro. A cerimônia de abertura será na Casa de Praia Zezinho Corrêa, situada no complexo turístico Ponta Negra, na zona oeste da cidade, a partir das 17h desta quinta-feira (22/2).
Aberta ao público gratuitamente, a programação incluirá a presença do prefeito David Almeida, que receberá as delegações da Aces Europe e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), responsáveis pela atribuição do prêmio. Está prevista uma apresentação temática de um ritual indígena, enaltecendo as raízes culturais locais e celebrando a diversidade da região.
Sobre o Título
O título de “Cidade Sul-Americana do Desporto” é conferido a municípios que se destacam pela excelência em programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para o incentivo às práticas esportivas, tanto como competição democrática quanto para a promoção da saúde e cidadania.
Vale ressaltar que Manaus foi a primeira cidade do Norte do país a se candidatar e a receber essa certificação. A Prefeitura apresentou seus projetos esportivos ativos, como o Esporte na Comunidade, Manaus Esportiva, Manaus Olímpica, Viva as Diferenças, entre outros.
A avaliação foi tão positiva que, quebrando o protocolo, a Aces Europe anunciou durante a visita a Manaus que a capital seria eleita a “Cidade Sul-Americana do Desporto”. O anúncio precoce, feito em 27 de outubro, confirmou que Manaus atendeu aos requisitos ao demonstrar o excelente trabalho realizado no campo esportivo em conjunto com a sociedade manauara, superando assim as outras cidades concorrentes: Diadema (SP), Rio do Sul (SC) e Canoas (RS).