DESTAQUE ESPORTE

Brasil garante terceira vaga na esgrima para os Jogos de Paris

O Brasil assegurou sua terceira vaga na esgrima para os Jogos Olímpicos de Paris, e a conquista coube a Mariana Pistoia. No último final de semana, a atleta gaúcha sagrou-se campeã do florete feminino no Torneio Pré-Olímpico das Américas, realizado em San José, Costa Rica. Junto com Mariana, o país conta com os esgrimistas Guilherme Toldo, também gaúcho, e Nathalie Moellhausen, de origem ítalo-brasileira, garantidos para competir na capital francesa.

Nas competições de esgrima, os duelos ocorrem em três rounds de três minutos cada, ou até que um esgrimista atinja 15 pontos. Mariana avançou para a fase seguinte, após se classificar com três vitórias em seis jogos na etapa de grupos. No mata-mata, ela venceu a porto-riquenha Gabriela Padua por 15 a 11 na estreia. Depois, derrotou a jamaicana Yasmin Campbell, a principal favorita, por 15 a 9. Na semifinal, Mariana venceu a colombiana Tatiana Prieto por 15 a 8. Na final, mesmo sofrendo com cãibras, ela superou a venezuelana Isis Gimenez por 11 a 10, garantindo assim sua vaga olímpica.

Com a conquista de Mariana, o Brasil alcançou 183 vagas garantidas nos Jogos Olímpicos em 31 modalidades diferentes. Na edição anterior, em Tóquio 2021, o país enviou 302 atletas para competir em 35 esportes, marcando a maior delegação brasileira em um evento no exterior até então. O recorde absoluto foi estabelecido em 2016, nos Jogos do Rio de Janeiro, com 465 representantes.