O Estrela do Norte/Rio Preto da Eva é o grande vencedor do Campeonato Amazonense de Futsal Sub-17 Feminino de 2023. O título veio neste domingo (22/10) com a vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio da Amazônia/Arsenal de Iranduba. O duelo aconteceu no ginásio Renné Monteiro, em Manaus. Com o resultado, o clube também garantiu a classificação para a Taça Brasil da categoria em 2024.
Este ano, o Gigante da Zona Leste da capital disputou a competição em parceria com o município do Rio Preto da Eva, que cedeu estrutura, logística, profissionais de Educação Física e, sobretudo, material humano. E foi justamente uma menina da “Terra da Laranja”, filha de agricultores, que fez o gol do título histórico. No último lance do primeiro tempo, a camisa 14 Roberta Leitão recebeu livre para tocar rasteiro e partir para o abraço. Gol que também valeu a artilharia – foi o sexto dela no campeonato.
No segundo tempo, a equipe liderada pelos professores Berlem Furtado (Rio Preto da Eva), Iara Catunda e Nathan Bastos entendeu o significado da frase “saber sofrer”. Apesar de controlar o jogo com o quarteto formado por Juliana, Dhemilly, Roberta e Gabrielly Gil e até perder algumas oportunidades de ampliar, o Estrela do Norte teve em seu desfavor um tiro livre direto a 8 segundos do fim. Sorte de campeão, pois Kamilly chutou para fora a chance do empate. Alegria da goleira Aline e festa nas arquibancadas: 1 a 0 e taça histórica.
O elenco campeão foi composto por Roberta Leitão (14, artilheira do campeonato com seis gols, de Rio Preto da Eva), Aline (1, goleira, de Coari), Dhemilly (10, de Coari), Juliana (4, de Coari), Gabrielly Gil (10, de Tefé), Erica Sabrina (6, de Rio Preto da Eva), Maiane (11, de Rio Preto da Eva), Emilly Vitória (5, de Rio Preto da Eva), Vanessa Barbosa (13, de Rio Preto da Eva) e Flávia Vilalba (15, de Rio Preto da Eva).