DESTAQUE ESPORTE

Governo e CBF assinam acordo para monitorar de dados de torcedores

                                 

Os ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Esporte e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinaram, nesta quarta-feira (20), um acordo de cooperação técnica para o monitoramento e cruzamento de dados dos torcedores que frequentam os estádios e arenas do país.

O projeto Estádio Seguro prevê a implementação de políticas de segurança e controle do público nos locais de jogos. As medidas envolvem a prevenção e repressão das infrações penais e medidas restritivas na entrada e entorno dos estádios. Serão aplicados mecanismos de inteligência e tecnologia capazes de identificar torcedores com medidas judiciais de afastamento dos estádios, pessoas desaparecidas e indivíduos com mandados de prisão em aberto. 

Com a ideia desse projeto, o governo quer resgatar a ideia de que os estádios são locais de celebração do esporte, diversão e socialização das famílias. 

Um projeto-piloto já está em testes no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, desde o final do ano passado. A tecnologia de catracas inteligentes identifica torcedores com mandados em aberto ou com alguma restrição judicial. Um dispositivo é acionado no momento da leitura do ingresso e, caso o sistema identifique um torcedor com restrições, a catraca eletrônica é imediatamente bloqueada.