Luiz Oliveira, conhecido como Bolinha, iniciou sua campanha no Torneio Pré-Olímpico de Boxe em Busto Arsizio, Itália, com uma vitória. Na segunda-feira (4/3), Bolinha avançou para a segunda rodada da categoria dos 57 quilos ao vencer por 4 a 1 Munarbek Seiitbek Uulu, representante do Quirguistão.
O próximo desafio de Bolinha está marcado para sexta-feira (8/3), contra o pugilista israelense Vladislav Voroshilov. Nessa categoria, 28 atletas competem por quatro vagas nos 57 Kg. Além de Bolinha, a equipe masculina brasileira conta com o capixaba Yuri Falcão (- 63 kg), bronze no Pan-Americano de Santiago (Chile), e o carioca Wanderson de Oliveira, o Shuga, bronze ano passado no Mundial de Boxe, em Tashkent (Uzbequistão). No evento feminino, a única representante do Brasil é Viviane Pereira (75 kg).
Vagas
O Brasil já garantiu 160 vagas nos Jogos de Paris, incluindo nove no boxe. No torneio feminino, as atletas classificadas são Bárbara Santos (66kg), Beatriz Ferreira (60kg), Caroline Almeida (50kg), Jucielen Romeu (57kg) e Tatiana Chagas (54kg). No masculino, Abner Teixeira (+92kg), Keno Marley (92kg), Michel Tindade (51kg) e Wanderley Pereira (80kg) estão assegurados. O segundo e último Pré-Olímpico de Boxe ocorrerá de 26 de maio a 2 de junho, na Tailândia.