DESTAQUE FUTEBOL

Marta vira nome de prêmio no Fifa The Best

A brasileira Marta da Silva foi homenageada na cerimônia do Fifa The Best nesta segunda-feira (15/1). A camisa 10 do Brasil vai dar nome a um novo prêmio criado pela Fifa, para a autora do gol mais bonito do mundo no futebol feminino.

Marta é a jogadora mais premiada pela Fifa, com seis troféus de melhor do mundo entre 2006 e 2018. Aos 37 anos, a brasileira se despediu em 2023 das Copas do Mundo, como a maior artilheira da competição, entre homens e mulheres, com 17 gols marcados em seis edições disputadas.Q

“Quero agradecer à Fifa e à comunidade do futebol pela homenagem que estou recebendo em vida, ainda em atividade. E quem sabe, em ano de Olimpíadas, poder jogar ainda mais uma”, comentou a craque.

O Prêmio Marta será a versão feminina do Prêmio Puskas, de melhor gol do ano. Até então, mulheres e homens concorriam juntos, mas em 15 edições, desde 2009, todos os vencedores saíram do futebol masculino. Marta foi a primeira esportista, entre homens e mulheres, a receber uma homenagem semelhante em vida.