DESTAQUE ESPORTE

Tênis de mesa: Brasil garante vaga para a 2ª fase no Mundial feminino

A equipe feminina brasileira de tênis de mesa fez história no Campeonato Mundial em Busan, Coreia do Sul. O trio composto por Bruna Takahashi, Bruna Alexandre e Giulia Takahashi conquistou um feito inédito ao vencer três dos quatro confrontos da fase inicial, garantindo assim a classificação para o mata-mata.

A vaga foi assegurada com uma vitória sobre o Irã, onde Bruna Takahashi, classificada em 22º no ranking mundial, derrotou Mahshid Ashtari, 711ª do ranking, Giulia Takahashi (86ª) venceu Ri Neda Shahsava, não ranqueada mundialmente, e Bruna Alexandre (227ª) superou Shima Safaei (714ª).

Com três vitórias – sobre África do Sul, Luxemburgo e Irã – e uma derrota para o Japão, o Brasil encerrou a primeira fase. Os confrontos da próxima etapa, em formato de mata-mata, ainda não foram definidos. A equipe feminina brasileira já está garantida nas Olimpíadas, graças ao título do Campeonato Latino-Americano do ano passado.

No torneio masculino, o Brasil ficou em terceiro lugar no grupo e também avançou para a próxima fase. Ao longo da campanha, a equipe venceu Canadá e Malásia, mas perdeu para Eslovênia e Singapura. A equipe masculina é composta por Vitor Ishiy, Carlos Ishida e Guilherme Theodoro.